Como criar rótulos e etiquetas sob demanda para o seu produto

Como criar rótulos e etiquetas sob demanda para o seu produto

Hoje, com a variedade enorme de produtos disponíveis no mercado, chamar a atenção dos consumidores é mais importante do que nunca. Estudos mostram que 70% das decisões de compra são feitas no ponto de venda, então, rótulos e etiquetas digitais que atraem os olhos do consumidor são essenciais para o seu produto.

Independente do seu objetivo, quer seja o lançamento de um produto, o delivery de um restaurante ou simplesmente criar um novo design de uma embalagem já existente, há vários detalhes e elementos que você deve se atentar. Desta forma, você vai tirar o maior proveito do potencial que os rótulos e etiquetas exercem na interação do seu produto com o consumidor.

No post de hoje, traremos dicas que irão te ajudar a criar rótulos e etiquetas que não só irão de encontro com suas necessidades, mas também irão ajudar a atrair e reter o seu público alvo.

 Solidifique a identidade da sua marca

Antes de tudo, você não pode se esquecer que a identidade da sua marca é o roteiro para a criação de todos os seus rótulos, etiquetas e embalagens. Isso inclui não somente a aparência do logo, mas também, o que a sua empresa e o seu produto querem passar para o seu consumidor.

Determinar qual a mensagem você quer passar para o seu cliente em potencial é essencial. Isso irá te ajudar a selecionar qual o conteúdo – imagem e texto – deve constar nas embalagens, rótulos e etiquetas digitais. Um bom começo é pensar na missão e valores da empresa. Como você pode visualmente comunicar os ideais da sua empresa?

Vamos supor que você tem um restaurante de comida saudável e faz entregas no sistema de delivery.  Provavelmente, você quer que sua marca remeta à sustentabilidade e à natureza. Seguindo esta linha, seus rótulos e embalagens para delivery deverão causar um sentimento diferente se comparados à uma rede de junk food.

Mantenha o foco do seu nicho de mercado, e crie palavras e frases que sejam relevantes para os seus clientes.

Não deixe de planejar

Quando você cria um design para um rótulo, etiqueta ou embalagem, é muito importante reservar tempo suficiente para desenvolver a ideia e projetá-la completamente.

Se você não tiver prazo suficiente para desenvolver a sua ideia, você corre o risco de ter um design de rótulos inacabado. Isso não é bom para o seu produto e você vai perder todo o potencial que a embalagem e o rótulo proporcionam para o seu produto.

Se você não tem tempo suficiente para isso, não deixe de considerar contratar empresa especializada.  Há empresas que cuidam do desenvolvimento de embalagens e rótulos, tornando ambos coerentes entre si. Isto vai ajudar a valorizar a sua marca e o seu produto como ele merece. Atualmente, há disponibilidade no mercado de empresas capacitadas cujo custo são bastante vantajosos.

Muitas vezes, a ideia inicial é somente incrementar a embalagem com rótulos e etiquetas. A ideia parece mais econômica se comparada à criação de uma embalagem totalmente nova. Porém, em muitos casos, vale a pena consultar os custos para desenvolver uma solução de embalagem específica para o seu produto. Não raro, esta última opção pode surpreender, tornando-se muito mais efetiva e com custos similares.

Considere as condições e materiais

Após ter a identidade da sua marca definida e as ideias bem planejadas, é hora de escolher qual o material e tipo de impressão serão usados para a rotulagem.

Além do que será impresso em cada rótulo, a aparência física do rótulo propriamente dito também causará um impacto na percepção do consumidor. Se os rótulos facilmente rasgam ou mancham durante o transporte, a imagem do seu produto será prejudicada.

A rotulagem do seu produto irá ser submetida a condições diversas, tanto no transporte como no ponto de venda. Um produto congelado deverá usar rotulagem que suporte temperaturas baixas. Produtos que são expostos em mercados abertos, devem suportar o sol, e assim por diante. Se o rótulo não aguenta condições específicas do produto, você deve pensar em outras opões de embalagem.

Muitas vezes, a aplicação de uma película durante o processo de confecção dos rótulos e etiquetas digitais são essenciais para garantir a durabilidade que elas precisam. Há uma variedade grande de materiais que garantirão a resistência necessária da rotulagem. Manter a aparência intacta do produto até o consumo total pelo cliente é fundamental.

Rótulos e etiquetas digitais: Design inteligente 

Para criar um rótulo inteligente e apropriado, você deve ter em mente a embalagem do seu produto. Use a forma da embalagem para fazer o rótulo chamar a atenção, e use o rótulo para valorizar a embalagem como um todo.

Tome cuidado para que o rótulo não só caiba direito na embalagem, mas também valorize as formas desta. Um complementa o outro. Estes detalhes fazem o seu produto mais reconhecível e mais memorável. E quanto mais memorável ele for, mais facilmente o consumidor retornará a comprá-lo novamente.

Outro ponto importante é considerar o quanto você quer mostrar do seu produto. Para um produto em embalagem opaca ou para um produto que não tenha uma aparência tão agradável, talvez você queira criar um rótulo que cubra mais o frasco ou embalagem. Enquanto que um produto atraente em uma embalagem transparente (uma sobremesa por exemplo) requer um rótulo menor que complementa o produto sem escondê-lo ou disfarçá-lo.

Respeite o tempo de vida da embalagem

Se o seu produto possui uma embalagem durável – um copo, jarro, pote, garrafa ou uma caixa resistente e bonita – os consumidores podem querer reutilizar a embalagem. Certifique-se que o rótulo possa ser removido sem estragar a embalagem.

Se o seu produto for refeição entregue no sistema delivery, é importante considerar embalagens descartáveis resistentes à aquecimento e congelamento. Nestes casos, é provável que rótulos não sejam adequados, mesmo que tornem a embalagem mais atraente. Assim, uma solução de embalagem apropriada pode custar menos e garantir uma ótima experiência para o cliente de delivery.

Também considere o tamanho do rótulo em termos de desperdício que isso pode representar. Rótulos menores feitos de material reciclado em embalagens reutilizáveis causarão menos impacto no ambiente. Isto é muito importante se o seu produto tenha uma pegada “eco-friendly” ou saudável.

Mostre o que faz o seu produto ser diferente

Conforme você começa a refinar o design do seu rótulo, não esqueça de enfatizar o que faz o seu produto ou empresa diferente. Seu fundador tem uma história surpreendente? Você doa uma parte dos seus lucros a alguma entidade específica? Você usa somente ingredientes locais ou orgânicos?

Isso mesmo, enfatize algo que te faça especial e que possa chamar a atenção do consumidor. Um produto diferenciado, merece uma embalagem diferenciada e um rótulo digno deste conceito.

Crie meios para o consumidor construir uma conexão emocional com o seu produto. Diga a eles:

  1. O porquê eles deveriam gostar do seu produto;
  2. O porquê o seu produto e sua marca são diferentes dos seus concorrentes;
  3. O que eles podem esperar quando adquirem o seu produto.

Considere os desafios que o seu público alvo enfrenta, e deixe claro como o seu produto resolve os seus problemas.

Crie rótulos e etiquetas digitais memoráveis e diferenciados

Rótulos e embalagens devem chamar a atenção. Independente do seu produto, seja ele uma garrafa de vinho, um hambúrguer ou mesmo um cosmético, é imperativo considerar como o rótulo será apresentado.  

Algumas marcas renomadas compram espaços de destaque nos pontos de venda, que por si só, tem maior visibilidade. Porém, a maioria dos produtos são expostos lado a lado da concorrência, então, é preciso considerar iluminação e apresentação nas prateleiras.  

No setor de food service, rótulos podem ser utilizados para indicar atributos do prato, como por exemplo, “sem glúten”, “sem lactose”, etc. As necessidades específicas de cada cliente devem ser valorizadas e atendidas. O toque de customização faz o cliente se sentir especial.

É importante saber o que os seus concorrentes estão fazendo, para ter uma ideia de como anda o mercado. É muito importante não copiar o trabalho dos outros. Sua embalagem, o rótulo e marca devem ser desenvolvidos por sua conta, frutos de sua criatividade, a fim de se destacar entre a concorrência e fazer seu produto memorável.

Seu produto causará maior impacto se você criar rótulos e embalagens com design clean, atraente aos olhos e diferente do usual. Garanta o sucesso do rótulo do seu produto perguntando a si mesmo as seguintes questões:

  1. O rótulo se destaca entre a concorrência?
  2. Ele é claro e reflete exatamente o produto e a marca?
  3. Seu cliente vai achá-lo atraente?
  4. Ele é o mais indicado ou uma embalagem específica irá valorizar mais o produto?

 Detalhes finais

Pense cuidadosamente as cores que você vai escolher, pois elas representarão o seu produto. Se por exemplo, você tem muitos concorrentes, você pode comparar seus logos e rótulos.  Que tal se o seu produto seguisse um esquema de cores completamente diferente da concorrência? Isso poderia ajudar o seu produto a chamar a atenção entre produtos similares, destacando-se na prateleira.

No setor de food service, a experiência do cliente é primordial. Embalagens e rótulos devem trazer funcionalidade e praticidade ao cliente. Se isto não for possível, a solução é renovar a embalagem e torná-la mais conveniente.

Um ponto importante que você deve considerar é a capacidade de sua impressora para imprimir múltiplas cores e cores exatas. Isto influencia demais na qualidade de impressão e na qualidade do seu rótulo. Alguns tamanhos de rótulos também poderão limitar sua capacidade de imprimir cores.

Mais uma vez, para um resultado perfeito, considere contratar uma empresa especializada em embalagens e rótulos.  As opções para impressão poderão ser variadas. Isto te proporcionará maiores possibilidades de tamanhos, efeitos especiais, como por exemplo, cores fluorescentes, realces, estampas e muito mais.

matéria original em: https://www.scuadra.com.br/blog/como-criar-rotulos-e-etiquetas-digitais-perfeitos-para-o-seu-produto/

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